O progresso é impossível sem mudança. Aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada. George Bernard Shaw
19.2.11
Futebol - categoria : esportes , por : Lay.Oliveira ás 13:30
O futebol é um esporte coletivo muito popular no mundo. Ele deve ser composto por duas equipes, de onze jogadores, que têm como objetivo colocar a bola dentro das balizas adversárias, o que é chamado de gol . Neste tipo de jogo não é permitido o uso das mãos, exceto pelos goleiros e nas cobranças de lançamentos laterais, onde o jogador pode lançar a bola para dentro do campo com as duas mãos.
O goleiro fica posicionado à frente do gol, e só pode usar as mãos dentro da sua área, para defender as bolas e evitar que a equipe adversária faça o gol. Ganha a partida quem marcar um maior número de gols, em dois períodos de quarenta e cinco minutos, tendo um intervalo de quinze minutos de um para o outro totalizando noventa minutos de jogo. O torneio mais prestigiado do futebol é a Copa do Mundo FIFA, os maiores vencedores são o Brasil que é pentacampeão (1958, 1962, 1970, 1994, 2002), Itália que é tetracampeã (1934, 1938, 1982, 2006) e a Alemanha que é tricampeã (1954, 1974, 1990).
O esporte é praticado de acordo com algumas regras, resumidas aqui:
As duas equipes de onze jogadores cada, podendo substituir apenas três jogadores, disputam pela posse de bola para fazer um gol no adversário. A equipe que fizer mais gols vence a partida; no caso do jogo ser finalizado com o mesmo número de gols ele termina empatado (a não ser que o jogo seja de "eliminação", que aí deverá ser analisado o regulamento do campeonato para que seja conhecido o classificado, que pode ocorrer por prorrogação e penaltis ou diretamente em penaltis). Para conduzir a bola os jogadores não podem tocar na mesma com as mãos, braços ou antebraços. Qualquer outra parte do corpo é permitida para se dominar a bola e conduzi-la. A única exceção são os goleiros (ou guarda-redes em Portugal) e no caso de arremessos laterais. Os goleiros são jogadores únicos que ficam embaixo da trave e cujo objetivo é defender a baliza dos chutes adversários, podendo para tal usar qualquer parte do corpo, desde que esteja dentro de um espaço delimitado por linhas chamado de área ou grande área.
Quando a bola sai pela linha de lado do campo, o jogo é interrompido e o time adversário àquele que pertence o jogador que tocou na bola por último deve devolver a bola ao campo; neste caso, para recolocá-la em jogo deve usar as duas mãos, arremessando a bola por sobre a própria cabeça. E os escanteios ocorrem quando a bola sai pela linha de fundo do campo, tendo sido tocada por último por um jogador do time que está na defesa. O escanteio é cobrado sempre pelo time atacante. E neste caso deve ser recolocada em jogo com os pés. Quando a bola sai pela linha de fundo tendo sido tocada por último por um jogador do time atacante, deve ser cobrado o tiro de meta, que é executado pelo time da defesa. O tiro de meta é na maioria das vezes cobrado pelo goleiro, mas pode ser cobrado por qualquer jogador do time.
Uma partida de futebol é controlada por um árbitro, que tem a autoridade total para fazer cumprir as regras de jogo, sendo que suas decisões sobre os fatos do jogo são definitivas. Ele possui dois assistentes, chamados de bandeirinhas, que se posicionam nas linhas laterais do campo ajudando na marcação de faltas e impedimentos e um terceiro assistente, chamado de quarto árbitro que cuida de outras ações relativas à partida, como assinaturas de súmulas pelos joagdores substitutos e outras.
Uma falta se dá quando um jogador, por exemplo, utiliza-se de pontapés sobre o adversário, rasteiras, empurrões entre outras agressões. O árbitro marca a falta e um jogador do time que sofreu a infração deverá cobrá-la no local onde ocorreu.
Essa falta pode ser advertida pelo árbitro por um cartão amarelo ou vermelho, a depender do grau da agressão. Faltas mais violentas, que de acordo com a regra sejam típicas de uma conduta antidesportiva, são punidas com o cartão amarelo. Se o jogador receber dois cartões amarelos na mesma partida, será expulso de campo, sendo-lhe apresentado o cartão vermelho.O cartão vermelho é também usado em casos de faltas extremas, quando expulsa automaticamente o jogador do jogo.
Há ainda uma falta especial, chamada de pênalti (ou penalidade máxima). O pênalti é marcado quando a falta é cometida dentro da área pena ou grande área. Nesse caso a bola é colocada no ponto penal e os dois times, com exceção do cobrador e do goleiro que irá defender a cobrança, devem ficar fora da linha da área penal ou grande área, só podendo entrar nela quando a cobrança for feita. O goleiro deverá ficar na sua linha de meta, que na linha que fica sob o travessão superior da meta ou gol, só podendo se deslocar para os lados, nunca para a frente. Qualquer contravenção a essas regras será punida com a repetição da cobrança.
O futebol vem se tornando um esporte cada vez mais popular em vários países sem muita tradição neste esporte. Esta é uma tendência mundial e especialmente porque para se jogar futebol precisa-se de poucos recursos e equipamentos, como calção, camisa, meião, chuteiras e caneleiras, uma bola e uma área plana ou nem isso.
No Brasil, dentre todos os esportes, o futebol é o mais popular. E ja faz parte do cotididano dos brasileiros “bater uma bolinha” no fim de semana, ou “jogar uma pelada,” como costumam dizer os apaixonados pelo esporte. No Brasil, o futebol é muito mais do que um simples jogo no qual dois times se enfrentam em busca de gols: ele é um elemento que já faz parte da cultura e da identidade nacional.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário